Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

West Side Boys De Volta !!!



West Side Boys, da França, foi umas das grandes bandas oi! surgidas na década de `90 ( o nome da banda foi tirado de uma canção dos Cockney Rejects ). Seu som tinha a dose certa de melodia, fúria e originalidade, seguindo a tradição das grandes bandas Oi! francesas da década ´80, que fizeram fama pelo mundo todo com algumas das melhores bandas do estilo! E longe de soar como uma mera cópia, o que é muito importante...
Lançaram um álbum que é clássico absoluto do estilo, "Au Fiu Du Temps" em 1992 pela "Dim Rec." da Alemanha, em uma época que as bandas estavam mais preocupadas com posições políticas/ideologias extremas do que a música. Esses franceses colocaram o Oi! no seu devido lugar com essa obra prima, tanto no som quanto nas letras, que abordavam temas rueiros característicos do estilo sem inventar moda ou se rotulando a grupinhos/facções. E é claro que pagaram por isso! Com a cena Skinhead praticamente rachada por nazis de um lado e comunas do outro uma banda como os West Side Boys não tinham como tocar para ninguém. Optaram apenas em ensaiar, gravar suas músicas e não sujar o nome da banda tocando para esse ou aquele grupo de skins ligados na política/ideologia extrema, que pouco tinham haver com a música Oi! e o verdadeiro Skinhead. E sendo assim nunca fizeram um show até o final da banda ( 1991-1995 provavelmente o tempo que durou...) uma verdadeira lástima! Em compensação deixaram grandes canções registradas, sendo que logo depois do lançamento do 1 álbum, o guitarrista da banda, Riton, montou seu selo "SPE REC." e re-lançou toda a carreira da banda em um único cd, o fantástico "Les Années Oi!", com uma arte/encarte de primeira ( com todas as letras, capas dos compactos, coletâneas e o primeiro disco na íntegra... ) tudo com alto padrão de qualidade. Uma curiosidade; esse disco foi lançado nos EUA apenas em vinil com o título de "The Oi! Years" pelo selo "Vulture Rock". Daí surge a notícia na europa depois de tanto tempo que a banda está de volta! E que um novo álbum saí em breve, e shows estão sendo marcados! Confesso que como grande fã da banda fico um pouco apreensivo, díficil saber o que esperar hoje em dia, mais por outro lado entendo os caras, agora com a coisa toda um "pouco" mais civilizada eles queiram botar a banda na estrada e tocar para uma galera que sempre teve vontade de ver um show deles, e é claro sentir o prazer de estar num palco, afinal é por isso que uma banda é montada não? Boa sorte pra eles, e que mantenham a tradição! "...Skinheads, plus qu´une mode, Skinheads, ils le seront longtemps..."

Um comentário:

  1. oi marcio eh a Giu firmeza?
    Entao estou com o vinil do "west side boys" -the oi! years se vc se interessar me da um toque, tenho outros tb- "Cobra" -greatest hits e a coletanea= "no surrender vol 3"
    meu email eh giulianapuget@gmail.com
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir