Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2009

Comando Suicida: Oi! da Argentina !



1983, ano da guerra das Malvinas, e fim de uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina. E o ano em que o Comando Suicida é formado oficialmente. O nome é uma homenagen aos soldados argentinos mortos na guerra, e o inicío de uma das mais importantes bandas da cena argentina. Nessa época a influência era o punk rock tradicional de bandas como Sex Pistols, mas logo o som mudaria, com influências sonoras de bandas como 4 Skins, Last Resort, Cockney Rejects, Nabat e Decibelios. E letras até então típicamente punks ficam um pouco de lado, agora são mais rueiras, exaltando a classe operária, amizade, futebol e cerveja.

Em 1987 é lançado o primeiro compacto " Al K.O ", pelo selo Radio Tripoli. Suas 4 faixas são puros hinos da Oi! Music mundial! Versão para " Chaos " do 4 Skins no idioma natal, uma homenagen aos Skinheads brasileiros em " Carecas ", " Me Cago En La Yuta " e " Grito Proletario " são as faixas desse raro compacto, que fez o nome da banda na cena Oi! em todo o mundo. 1988 sai a primeira coletânea Punk da Argentina, " Invasion 88 ", e o Comando Suicida participa com 2 novas canções. Outro vinil muito raro nos dias atuais, que vale uma nota entre colecionadores de todo o mundo. Assim como o 7", esse disco saiu pela Radio Tripoli.

Nessa época, e daí pra frente, a formação nunca foi estável, restando sempre o vocalista Sergito na banda. Com o Comando Suicida adotando letras mais nacionalistas ( e o som com uma direção mais rock ), algumas portas se fecham para a banda. Aliás os boatos e lendas em torno deles dificultam qualquer chance de shows abertos e sem problemas com público / polícia, gerando muitas acusações injustas e sem direiro de resposta para a banda ( como sempre, em tratando-se de uma banda Oi! de qualquer parte ).

92/93 são anos em que a banda continua na batalha e lançando novas músicas, em um compacto / coletânea lançado apenas na Europa, e o cassete " Argentina Despierta ", pelo selo Sick Boy Records. Também participam de uma compilação com bandas Punks locais. E o selo Sick Boy aproveita para lançar o primeiro cd do Comando, uma compilação com faixas raras, demos, ao vivo e versões chamada " Comando Sucida 1982 - 1983 ".

Depois de uma pausa retornam em 2002, sempre com o incansável Sergito na linha de frente, e uma nova formação para preparar um álbum com faixas inéditas. " Sentimiento Inexplicable " chegas as ruas pelo selo europeu Pure Impact em cd, e mostra o Comando Suicida forte e revigorado, com uma volta as raízes da banda, principalmente da época do compacto de '87. Um álbum excelente nas 10 faixas ! Letras inspiradas nas coisas reais do dia a dia, e canções com grandes melodias, na melhor tradição argentina. Espero que as coisas estejam melhores para eles em seu país, que boatos estúpidos fiquem no passado, e que as pessoas vejam a verdade: Comando Suicida é apenas uma excelente banda de Oi!/Punk, com letras sobre a realidade da classe trabalhadora de todas as partes, ótimas canções, nada mais, nada menos !

2 comentários:

  1. PO DA HORA ESSA BANDA .PO AI COMO POSSO ADQUIRIR ESSA SON

    ResponderExcluir
  2. e ai grande banda argentina, sera lenda q eles tocaram no Brasil nos anos 80 ?

    ResponderExcluir